BLOG DA MEIRY LINK DO MEU ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Home

sexta-feira, 29 de maio de 2009

DELEITA

pedi, e recebereis,para que a vossa alegria seja completa (Jo 16.24b)
Quando o Senhor Jesus ensinou sobre o pedir em Seu Nome; deixou patente e claro acerca da condição do coração que pede e recebe, há então algo importante e básico para ser observado, a fé que impulsiona o pedir, e a alegria de então se receber o que se almegou alcançar de Deus.
Exemplo desta ocorrência: Gideão (Jz 6.39) Salomão (I Rs 9.3)
Todo ser humano saberia dizer que felicidade, alegria são estados idênticos que nosso coração, ou nosso interior adquire quando recebe boas notícias, ou quando temos nós motivos suficientes, bons e sólidos para então expressarmos que somos felizes ex: nossa saúde, nossa salvação e nossas vidas. (Is 6:1.10)Quando nos chamar a atenção sobre um detalhe muito importante, embora muito pequeno pode gerar grande angústia no interior de um coração que se deixa levar por tais detalhes.
Pecados ocultos em nós: Sl 66:l8/I Jo 1:5-10Desobediência: Jo 15:1-5/I Jo 5:20,21
I Co 10:12 -15
Falta de objetivos pessoais: Tg 1:2-8 / Pv 3:5-10Coração vazio e frio: Mt 12:43-45 / Ef 5:18-21 / Rm 15:13
Caro irmão e amigo, deleite significa íntima alegria, grande comunhão com Deus em forma de felicidade e de paz, se por algum instante em sua vida, pelo menos 90% de seu coração não foi cheio de alegria e paz; ouça nesta oportunidade, o que o Espirito te diz:
1 - O QUE É ARREPENDIMENTO
"...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho" (Mc 1:15)
LEITURA BÍBLICA: At 2:37-47
1.1- PALAVRAS DESAFIADORAS
Uma das palavras mais forte do Evangelho é ARREPENDEI-VOS. Outra, é, CREDE. A primeira mensagem de João Batista foi arrependimento, conforme Mt 3:1-8. A primeira mensagem de JESUS CRISTO foi arrependimento (Mt 4:17). Na comissão de Cristo, após a sua ressurreição, temos em Lc 24:47: "E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém." Os apóstolos pregaram arrependimento (Mc 6:7-13). A primeira a mensagem no dia de pentecostes foi "arrependei-vos" (At 2:38). A primeira mensagem de Paulo foi arrependimento, segundo At 20:20-21. O arrependimento é o marco inicial na caminhada cristã. "Ora, não levou Deus em conta os tempos de ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam" (At 17:30). O arrpendimento é uma profunda mudança de pensamento e conseqüentemente à prática diária para com a vontade e a palavra de Deus.
1.2 - O QUE ARREPENDIMENTO NÃO É
a) Não a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" (II Co 7:10). c) Não é ser religioso. Os fariseus eram extremamente religiosos, entretanto eram hipócritas. d) Não é só crendice ou fé mental. Fé mental é apenas uma educação religiosa, sem mudança de vida. Leia Tg 2:19-20. Arrependimento não é apenas estar de acordo com normas religiosas, sem vida nova.
"O remorso é tristeza em vista das conseqüências do pecado, mas o arrepndimento condena o pecado que produziu tais conseqüências. Lágrimas estão nos olhos do arrependido, confissão em seus lábios, o pensamento de Deus sobre o pecado em seus penssamentos, o afastamento do pecado é seu caminho, a contrição se apossa do seu coração, o apossar-se de Cristo se encontra em suas mãos, e a humildade de maneiras se acha em sua atitude."
1.3 - CONSEQÜÊNCIAS DO ARREPENDIMENTO
a) Mudança de vida: "Produzi pois frutos dignos de arrependimento"(Mt 3:8). b) Mudança de mente: "...andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;..." (Ef 2:3). c) Tristeza segundo Deus pelo pecado, II Co 7:9-11. d) Confissão de pecados, Sl 32:1-5. e) Renúncia de pecados, Pv 28:13. f) Ódio ao pecado, Ez 36:31-33.
O arrependimento é uma forma de atenção que damos ao Senhor Jesus, conforme Lucas 5:32, Temos: "Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento". O não arrependimento é uma agressão frontal ao amor de Deus. O arrependimento humano é tão importante que tem repurcussões celestiais: "Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lc 15:7). A pregação ao arrependimento é uma ordem divina: "E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém" (Lucas 24:47).
Então quanto ao seu significado, o arrependimento no tocante: a) ao intelecto, é uma mudança de pensamento e prática de vida. b) Às emoções, o arrependimento abrange dois elementos essenciais: 1- ódio ao pecado (Sl 97:10); 2-Tristeza por causa do pecado (II Co7:9). c) À vontade, o arrependimento importa na formação de um novo propósito relativo ao pecado e à vontade de Deus (Lc 15:18-20).
O arrependimento como é uma atuação interna da alma, tendo sua expressão externa, obrigatoriamente torna-se manifesto: a) Na cofissão de pecados, 1- a Deus (Sl 32:3-5); 2-ao homem (Tg 5:16). b) No abandono de pecado (Pv 28:13).
Quanto ao modo, no lado divino o arrependimento é outorgado por Deus (At 11:18), ou seja, Deus concede o arrependimento. Não é originado no homem, é dom divino. É a graça de Deus na alma do homem que apenas se dispõe a essa mudança. Pelo lado humano, é realizado através de meios como: a) ministério da palava (At 2:37,38 e 41); b) por meio da benignidade de Deus (Rm 2:4); c) por meio da repreensão e castigo (Ap 3:19); d) por meio da tristeza segundo Deus (II Co 7:8-11); por meio da percepção da santidade de Deus (Jó 42:5-6). Então, o arrependimento é um dom de Deus, proporcionado por meio de várias instrumentalidades.
1.4 - REFLEXÃO
Pelo arrependimento o pecador abandona o pecado; pela fé ele se volta para Cristo. Portanto arrependimento e fé são inseparáveis, um não existe sem o outro. Tem-se dito que o arrependimento é a f'é em ação, e que a fé é o arrependimento em repouso.
"O arrependimento é uma mudança completa da mente, em face dos falores da vida. Ele coloca o homem em situação de cumprir o seu verdadeiro destino, segundo o plano divino de criar um mundo melhor" (John A. Mackay).
"Nenhum homem, no seu leito de morte, jamais se arrependeu de ser um cristão" (Hannah Moore). " Se andares sobre o lodo, traze contigo os lírios" (Carneiro de Azevedo).
"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" (Rm 2:4). A nova vida do cristão é uma graça específica de Deus, em seu infinito amor. Ser cristão, passando pelo arrependimento, nesse nascer de novo em Cristo, é ter liberdade para ser feliz. Infelizmente muitas vezes não somos tão felizes, é como se pegássemos uma carona e continuássemos com os objetos que conduzíamos, ainda na cabeça. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos" (Is 53:6). Muitas vezes não somos plenamente felizes, pelo legalismo estruturado. Há mais nobreza quando a pessoa abre espaço na sua vida para o Espírito Santo trabalhar o arrependimento, a nova vida, do que só deixar para uma decisão por Cristo, no momento da angústia maior, das perdas e da dor. O fruto do arrependimento se apresenta numa dimensão muito ampla, totalmente fora dos padrões de egoísmo humano, é numa dimensão maior na nova vida, da nova vida em Cristo, quando para sermos perdoados temos primeiro que perdoar; para receber, temos primeiro que dar; para sermos o primeiro, temos que primeiro sermos o último; seguindo o exemplo do Mestre: para que sejamos ricos, Ele se fez pobre.É por aí que começa "os frutos dignos do arrependimento".Aí está a base do arrependimento de obras mortas. Arrependimento: início da vida cristã.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti, sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEU EMAIL E SINTA-SE AVONTADE PARA FAZER SUAS PERGUNTAS.