BLOG DA MEIRY LINK DO MEU ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Home
quinta-feira, 14 de maio de 2009
OS SONHOS DE DEUS
Todos nos temos sonhos! Principalmente nos jovens, Deus tem nos ensinado a sermos sonhadores. Ele tem restaurado os meus e os seus sonhos.Quando sonhamos, com nosso chamado do Senhor, deixando que Deus realmente reine sobre nossas vidas. Mesmo que os nossos sonhos possam parecer absurdos, mais para o coração de Deus nada é impossível. Só falta nosso coração estar ligado com deus, para fazer a vontade daquele que nos resgatou das trevas e nos trouxe para luz.Mas quando nossa vontade quer tomar a frente em nossos sonhos, eles são frustrados, pois temos como realizar sozinhos , um sonho que partiu do coração do Pai, então acabamos ferindo o coração e enterrando os nossos sonhos.
DesânimoAqueles que não sonham são desanimados e, para eles, tudo torna-se muito difícil. Vivem um constante cansaço de alma. Israel estava assim: seu povo ficava assentado às margens do rio, lamentando sua condição, numa atitude que desagradou a Deus, porque não era fruto de fé – e tudo o que não provém de fé é pecado. Israel chorava porque estava frustrado. Muitos estão assim e, dia após dia, vivem lamuriando e lamentando sua condição.
IncredulidadeIsrael já não podia crer mais na promessa de Deus, que se tornara apenas uma remota lembrança. Conhecer os sonhos de Deus não significa, necessariamente, que estejamos compartilhando deles. Israel conhecia os sonhos do Senhor, mas, na verdade, eles não fizeram do sonho de Deus o seu sonho, mas buscaram outras coisas e, por isso, tornaram-se escravos. Aqueles que não sonham são incrédulos, não ousam crer no poder de Deus, e o pior: tornam-se ascéticos quanto aos sonhos dos outros e criticam aqueles que ainda sonham.
InsatisfaçãoIsrael era um povo insatisfeito, tanto antes quanto depois do exílio. Antes, porque eram indiferentes aos sonhos de Deus para eles como nação. Depois, porque perderam não apenas os sonhos de Deus, mas os seus próprios. Não tinham mais motivo de louvor ao Senhor, por isso, penduraram os seus instrumentos. Sua alma estava vazia e abatida. E o vazio gera insatisfação; por causa da ausência de sonhos, perderam a motivação, o vigor e a força para prosseguir e a inspiração para louvar a Deus.
Falta de propósito e de direçãoO que gera comodismo. Israel não tinha mais um propósito como nação; para eles, o presente e o futuro eram a mesma coisa, porque no exílio não se sonha. Quando perdemos os sonhos, perdemos a esperança e o propósito de Deus para nós.
Atitudes daqueles que têm seus sonhos restauradosMesmo que os nossos sonhos sejam roubados, destruídos, frustrados, ainda assim é possível que eles sejam restaurados. A Bíblia relata a história de uma mulher que tinha tudo para ser uma pessoa frustrada, insatisfeita, acomodada. Sua condição de vida era parecida com a do povo de Israel no exílio; não havia mais esperança, mas ela resolveu sonhar. Essa mulher sofria de hemorragia, e quando ouviu falar de Jesus, o sonho de ser curada voltou a bater dentro dela. Mas, a cura não foi automática. Ela escolheu ter atitudes diante daquela situação, a ficar parada e passiva. As atitudes dessa mulher são as mesmas que todos aqueles que querem ter seus sonhos restaurados precisam ter. primeiro, ela decidiu se arriscar. Ela poderia se conformar com aquela realidade irreversível, do ponto de vista humano; porém, decidiu crer. Para se ter os sonhos restaurados, é preciso que haja a decisão de sonhar novamente, mesmo sob o risco de novo fracasso. Aquela mulher havia esperado a cura pelos médicos, mas ainda não havia depositado a sua esperança em Jesus – o que faria toda a diferença.
DecisãoDecisão fala de uma atitude de desejar ardentemente a realização do sonho. Muitos homens que escreveram a História da Igreja tiveram esse espírito e, por causa deles, hoje nós existimos, em Cristo. Em segundo lugar, aquela mulher foi determinada a tocar em Jesus.
DeterminaçãoÉ uma decisão de ir até o fim. Alguns decidem, mas poucos perseveram até o fim. Há um tempo para se plantar, um tempo de chorar. Às vezes, os sonhos nos fazem chorar, porque parecem tão distantes de nós. A Bíblia diz que: “... quem vai andando e chorando, voltará com os frutos.” (Sl 126). Certamente, o caminho daquela mulher não foi fácil para ela, mas, a cada passo, por mais difícil que fosse, ela ganhava mais força, por saber que a concretização do sonho estava mais próxima.
FéEm terceiro lugar, ela tocou no Senhor, finalmente, e se apossou da bênção. Seu sonho se realizou, porque ela tocou no único que podia torna-lo realidade – ela tocou em Jesus. Quando os nossos sonhos se encontram com os sonhos de Deus, Ele se compromete a realiza-los por nós. Temos aqui duas histórias; pode ser que uma delas seja também a sua experiência. Com qual delas você se identifica? Hoje você pode mudar o rumo da sua história de vida, mas tenha certeza de uma coisa: tudo começa com um sonho. Não permita que outros roubem os seus sonhos, e muito menos a sua capacidade de sonhar. Sonhe com as promessas de Deus! Sonhe com o impossível! Sonhe grande! Não tenha medo de sonhar. Deus não é apenas um sonhador; Ele é também um restaurador de sonhos e é poderoso para realiza-los por você.
Final de ano é tempo de se falar de sonhos, de se fazer planos, mas, que tipo de planos? Onde estão depositados esses sonhos? A maioria deles tem origem no coração do homem e visa ao seu próprio interesse e não ao de Deus. Nós somos o povo da promessa das promessas firmadas no Deus imutável; Ele espera que sonhemos com elas. Se, como Igreja, desejamos um avivamento neste milênio, precisamos sonhar com ele e deixar que isso seja primeiro gerado dentro de nós. E o nosso Deus promete cumprir em nós, e através de nós, infinitamente mais do que tudo o que sonhamos.
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha! Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo.” Sl 126
ConclusãoSonhar é preciso, mas temos que sonhar os sonhos de Deus para as nossas vidas, realmente o que precisamos é da graça e do toque de Deus para deixarmos o medo de lado, nos colocarmos nas mãos de Deus e obedecermos a todas as orientações que ele nos der, confiando que é ele quem vai realizar esses sonhos. Que Deus nos abençoe e nos ajude em nossa caminhada em 2007 a sonharmos os sonhos dele para nossas vidas, família, igreja e célula. Em nome de Jesus, Amém!
esse é o nosso Deus
PORQUE TENHO DIFICULDADES FINANCEIRAS?
Tenho sido procurado por muitas pessoas a respeito de dificuldades na área financeira. Juntamente com as lutas vem a pergunta: “Se sou dizimista e ofertante, por que tenho dificuldades financeiras?”.
Este é um assunto que daria várias páginas de um artigo, ou até mesmo, vários artigos. Minha formação em Economia e prática profissional acumulada na área contribuíram para estudar o assunto à luz da Palavra de Deus, questionando assim o nosso “sistema globalizado”.
Não se trata de um estudo teológico, mas, sim, de princípios que Deus tem ministrado na minha vida e da minha família. Muitos destes princípios não fui eu quem os elaborou. Tenho ouvido de pregadores, pastores e líderes evangélicos e todos têm sido uma realidade em nossa vida.
Princípio da posse - Sl 24:1
Precisamos reconhecer que tudo o que temos pertence a Deus. Ele apenas permite que temporariamente desfrutemos de alguns benefícios, como casa, carros, roupas, bens etc.. Importante nunca perdermos de vista que devemos ser bons mordomos de tudo que Deus nos deu.
Princípio da fidelidade - Ml 3:8-10
Ser fiel no dízimo e nas ofertas. Não é “pagar” o dízimo e sim devolver a Deus o que lhe pertence. Deus definitivamente não precisa do nosso dinheiro, afinal de contas, Ele é dono de todo ouro e toda prata. O que Ele quer é a fidelidade do nosso coração.
Princípio da benção - Ml 3:11
Como economista, aprendi a exatidão da matemática. Como cristão aprendi que 90 é mais do que 100. Só em Deus 90% pode ser mais do que 100%. Hoje eu entendo que consigo viver melhor com 90% dos meus rendimentos, do que vivia antes com os 100%. Responda-me uma pergunta: Você prefere 100% com o devorador na sua vida ou 90% com as janelas do céu abertas?
Princípio da Soberania - Rm 11:36
Dele – é por causa da vontade soberana de Deus que você tem o que tem, trabalha onde trabalha e ganha o que ganha. Por meio Dele – é por causa da atividade soberana de Deus na sua vida, dando-lhe saúde, renovando a cada dia a sua misericórdia sobre você, dando-lhe capacidade, inteligência, etc. é que você pode produzir algo. Para Ele – TUDO deve voltar pata Ele, dando-lhe a glória soberana.
Princípio do simples - Mt 6:33
Devemos aprender a viver o simples de Deus. Que coisas são estas às quais se refere o texto? Leia comigo a partir do verso 25. Estas coisas são: comida, bebida e vestimenta - o simples de Deus. Aqui cabe um alerta ao consumismo pregado pelo sistema do mundo.
Princípio da boa administração - Lc 14:28-33
Boa administração. Um controle simples, porém eficiente de orçamento doméstico ou um fluxo de caixa da sua igreja ou organização. Regra básica: não posso gastar mais do que ganho. Óbvio? Se fosse tão óbvio assim para todos, não precisaria escrever este artigo.
Princípio da “quitação” - Rm 13:8
Isso mesmo. Não dever, quitar nossos compromissos. Certa vez ouvi uma definição de crédito que me chamou a atenção: Crédito é o meio pelo qual compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para agradar as pessoas de quem não gostamos. Forte não? Mas crédito sem controle vira dívida.
Vale observar que, na minha concepção, dívida é aquilo que não conseguimos pagar. Um financiamento de um imóvel por longo prazo, por exemplo, terá suas parcelas a vencer. Este é um compromisso assumido, planejado, que no vencimento será quitado. Dívida é não pagá-lo.
Princípio do Maná - Ex 16
Quando Deus dá o maná ao povo no deserto, Ele orienta o povo, através de Moisés, a não guardarem o maná para o dia seguinte. O povo deveria pegar somente a quantidade necessária para o dia. Porém, o povo desobedeceu, colhendo a mais e guardando. No verso 20 vemos que o maná cheirava mal e tinha bichos. Fazendo uma aplicação desta passagem, concluo que toda vez que desejamos algo ou nos apossamos (compramos) de algo que não é para nós naquele momento, vamos ter problemas (cheira mal / dá bichos).
CRISTO NO BARCO
Texto: Mc 4.35-41 Objetivo: Mostrar que com Cristo no barco atravessamos qualquer tempestade.
Contexto: a) Jesus estava cansado e foi dormir enquanto os discípulos remavam para atravessarem para a terra dos gadarenos.
(Mt 8.28).b) Quando estavam no meio do mar enfrentaram uma tempestade.c) Porque Deus permite que passemos por tempestades, lutas e sofrimentos? Para forjar o seu caráter em nós e mostrar o seu grandioso amor.1. As tempestades sempre sobrevêm.
1.1 Sobreveio ao mar uma grande tempestade de ventos.a) A tempestade é um fenômeno da natureza que está fora do controle humano•Nenhum de nós tem poder sobre a tempestade.
b) Geralmente as tempestades vêm e trazem morte e destruição.•Exemplo: as tempestades têm feito vítimas em todas as partes do mundo commilhares de desabrigados e muitos mortos. 1.2 As tempestades em nossas vidas.a) Todos nós passamos por tempestades em algum momento de nossas vidas.Tempestades emocionais:•Sentimentos de fracasso – não vou conseguir...•Sentimento de roubo - roubaram o meu...•Desejos de morrer – eu não presto.•Depressão – não tenho desejo de nada...Tempestades no mar da vida:•A fúria do vento que dissipa as finanças.•As águas dos problemas que invadem o barco.•Os raios dos pensamentos diabólicos que passam em nossas mentes diariamente. 2. O controle do barco foi perdido.
2.1 Diante da tempestade os discípulos perderam o controle do barco.a) Remavam, mas não saiam do lugar.b) Tiravam a água, mas de novo o barco se enchia.c) Ficaram molhados, nervosos, com medo, sem saída, desesperados, etc.2.2 Sozinhos, é geralmente impossível controlar o barco da sua vida quandoé açoitado pelas ondas dos problemas.a) Quando você está no meio do mar (algum problema) e lutando contra a força datempestade (fatores externos ao seu controle), não dá para sair sozinho.b) É melhor não gastar suas forças tentando remar sozinho.c) A solução também não é retirar latinhas de água do barco.d) Não tenha medo nem fique desesperado. Busque a solução certa.3. Jesus estava presente, mas dormindo.
3.1 Acorde Jesus, pois Ele está dentro do seu barco.a) Jesus sempre está presente no seu barco.b) Na maioria das vezes é você quem toma a direção e deixa Jesus ocioso edormindo.c) Faça como os discípulos, acorde a Jesus e entregue a Ele a direção do barco.3.2 Os discípulos foram, repreendidos por sua falta de fé.a) Você tem crido que Jesus pode acalmar as tempestades de sua vida? Confia N’Elepara isto?b) Jesus repreendeu o vento e a tempestade e levou-os até o outro lado. Ele vai tefazer vencer as tempestades. Conclusão:a) Precisamos refletir e reavaliar nossa postura como cristão diante das tempestades.b) Para enfrentarmos e vencermos as provações e tempestades, só necessitamos de ter uma fé sólida.c) Deus quer nos dar uma vida próspera e abençoada, mas nossa fé deve estar fundamentada em Jesus, temos que ser firmes.
d) Orar para que o Senhor aumente sua fé e te faça vencedor.
DIZIMOS DO SENHOR
Malaquias - 3 - 10 : 12
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Ml 3.10, 11 e 12O Dízimo foi instituído por Deus aos judeus que viviam sob o domínio da Lei. É certo que o Senhor Jesus reconhecia a autoridade desta Lei, era judeu e nascido sob a Lei ("Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," Gl 4.4), com a missão de cumpri-la ("Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." Mt 5.17,18). Jesus não determinou de forma direta que o dízimo seria uma obrigação aos participantes da Nova Aliança. a) Na Bíblia vemos que o primeiro a dar o dízimo foi Abraão"E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14.20Abraão ao regressar da vitória sobre os reis inimigos, deu a Melquisedeque, sacerdote de Deus e rei de Salém, o dízimo de tudo que possuía e despojos da vitória.b) Jacó movido a dar o dízimo:"...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." Gn 28.22c) O dízimo é instituído pela Lei Mosaica."A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele." Lv 27.30 e "Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo." Dt 14.22Os dízimos deveriam ser postos nas mãos dos Levitas, em posse pelo ministério que eles serviam no tabernáculo do concerto, como recompensa por não terem parte na herança da terra.O Novo Testamento não faz profundas referências a respeito do tema, mas, movidos pelo Espírito Santo, compreendemos que é bom e agradável ofertarmos a Deus.Paulo escrevendo às igrejas ensina que deveriam fazer coletas, nas quais os servos dariam segundo a sua prosperidade ("Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for." 1Co 16.1-2). Uma ação de amor, generosidade e alegria ("E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre." 2Co 9.6-9). Não havia uma definição de quantidade (10%), as ofertas eram segundo as posses da cada um. Este é o mesmo entendimento para o dízimo hoje, uma doação à igreja de ofertas agradáveis, que devem ser usadas na manutenção do templo, missões, meios de comunicações, mas, principalmente no auxilio aos irmãos mais carentes, ligados ou não à denominação; afinal, no Reino não há denominações. É inaceitável que as igrejas guardem o dinheiro do Senhor (poupança e aplicações diversas) enquanto há tantos irmãos necessitados de um auxilio financeiro. Usa-se como parâmetro a décima parte, no entanto, não é uma obrigação metódica.Infelizmente esta questão é uma tema desgastado, geralmente visto pelos não cristãos como um meio de explorar a fé dos mais simples. É lamentável que muitas igrejas realmente agem assim explorando à boa fé de seus membros com promessas de recompensas extraordinárias para aqueles que darem ou pagarem como preferem alguns os seus dízimos.Paulo escreveu uma carta ao povo de Corinto, na qual diz:“O homem natural não aceita as cousas do Espírito... pois lhe é loucura; e jamais pode entendê-las.” 1Co 2.14Dentro das igrejas há muitos que por diversos motivos não aceitam a idéia de reservar uma parte de seus ganhos para o Senhor.Os questionamentos variam do lógico ao absurdo. Por exemplo:. Deus não precisa de dinheiro!. Deus é dono de tudo!. Não vou encher a barriga de pastor!. Ganho pouco, e sou pobre!. Não sobra para o dízimo!. Tenho escola, e muitas despesas!. Isto é para os ricos!. e diversas outras desculpas.Era a respeito desses que Paulo escrevia, são homens que ainda não entregaram verdadeiramente suas vidas nas mãos do Senhor, vivem uma vida normal, natural e não conseguem enxergar com os olhos do Espírito a vontade de Deus para a vida de seus escolhidos.Jesus literalmente afirma: “ Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” Lc 14.33Esta é a principal condição exigida aos servos, a renúncia. Deixar todas as coisas para trás, princípios, pensamentos, pontos de vistas, conhecimentos, sabedoria.Ser apenas vasos abertos e prontos para serem cheios. Quando isto acontece, os questionamentos deixam de existir, pois o que importa verdadeiramente é obedecer, fazer a vontade do Pai.Em relação aos Dízimos, esta deve ser a posição do Servo, entregar o que é devido, deixando em segundo plano a preocupação com o destino que será dado a este dinheiro.Dar Voluntariamente "...vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR." Lv 23.38O dizimar era uma obrigação de cada israelita, mas, o desejo de ofertar deveria nascer no interior do coração, marcado por gratidão e alegria, uma ação voluntária, através da qual o Eterno era adorado.Vida Santa, uma condição"Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta." Mt 5.23,24A Santidade é uma condição especial, ela gera comunhão e intimidade com o Pai. Antes de trazermos as nossas ofertas ao Senhor, é necessário fazermos um "balanço" e confessarmos pecados e acertarmos todas situações que destoam da vontade de Deus.Uma Gratidão."Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." Sl 50.14,15Ação de dizimar/ofertar é uma demonstração que reconhecemos a soberania de Deus e o cuidado que Ele tem para conosco, abençoando-nos no cotidiano em todos os aspectos de nossa existência.OS FIÉIS SERÃO ABENÇOADOS!A) Para que haja mantimento.Quando há fidelidade nos dízimos, jamais faltará na casa do Senhor meios para que a obra prossiga e muitos sejam alcançados pela palavra. Restaurados e alimentados. É dever ainda da igreja estender as mãos aos necessitados do reino, estes o Senhor diz que sempre hão de haver.B) Derramarei Bênçãos sem Medidas.A nossa visão inicial de tudo deve ser espiritual, esta é a visão que verdadeiramente nos interessa. Neste caso, as bênçãos as quais o Senhor refere-se provavelmente não são riquezas materiais, como muitos tem prometido; sim, o crescimento espiritual. Lembre-se:"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." Lc 14.33C) Vossa vide não será estéril.Existe a benção de prosperidade prometida aos fieis. Deve-se esperá-la, jamais buscá-la. Pois há tempo para todas as coisas, e o Senhor conhece as necessidades de cada um. A preocupação deve estar em conservar uma vida santa, reta e justa diante de Deus.D) As Nações vos chamarão de felizes.Como é bom encontrar um servo fiel, sempre feliz, um rosto formoso que resplandece a paz de Cristo, mesmo em meio às muitas lutas e dificuldades. São estes os fieis do Senhor, que triunfam e voam como águias (Is 40.31) acima de todas as dificuldades.Sedes fieis ao Senhor nos Dízimos e Ofertas e verão a sua glória.
ZAQUEU- UM PEQUENO HOMEM ,UMA GRANDE VISÃO
Texto: Lucas 19: 2-10
"Ter uma grande visão não é privilégio dos grandes, mas dos que olham na direção certa”.
Introdução: No mundo existem dois tipos de pessoas:
As que têm visão.
As que não tem visão.
Não é necessário ser grande, importante, inteligente para ter uma grande visão.
Necessário ter a sabedoria de Deus (Pv. 2:1-6).
Necessário olhar na direção certa.
Vejamos algumas características de uma pessoa de visão:
1 - Não se inibem com suas limitações (v. 3, 4).
Zaqueu era pequeno e não podia ver por causa da multidão.
Ele não desistiu do seu alvo.
Ele queria ver Jesus e procurou os meios para fazê-lo.
2 - Olhar na direção certa (v. 4b).
"Porque havia de passar por ali”. - Pessoas querem uma grande visão, mas olham na direção errada.
Ex: Judas (Mt. 26: 14-16), os discípulos no caminho de Emaús (Lc. 24:13-35).
3 - Enxergam além do que vê.
Zaqueu viu que quem estava ali em sua cidade, não era apenas um Profeta, ou um Mestre, mas o Messias.
Uma grande visão é sempre otimista e enxerga além do que se vê.
Ilustração: Dois garotos saíram de casa e viram estercos de cavalo no chão do seu quintal.
O primeiro pessimista disse:
_ Que desagradável! Que mau-cheiro! Que sujeira!
O segundo, otimista, exclamou:
_ Que maravilha! Ganhei um cavalo!.
Pessoas com visão não olham para o esterco, mas sim para o cavalo.
4 - Investem naquilo que crêem (v. 8).
Zaqueu entendeu que havia algo que cabia a ele fazer.
Se você tem objetivo, uma visão, um projeto, o que tem que ser feito é investir neste projeto.
Se você crê no Reino de Deus. Invista, semeie.
Conclusão: A vida sem uma visão se torna superficial e sem colorido. Não se deixe vencer por suas limitações, mas vença-as. Não procure na direção errada. Submeta-se diante de Deus. Procure ver sempre além. E tenha coragem de investir no que crê.
Um alerta: Sem Jesus, nenhum projeto prosperará. Tenha-o em seu coração e obedeça a sua Palavra e serás em tudo bem sucedido.
A IRA
“A ira do homem não produz a justiça de Deus”A ira do homem, todavia, não é um instrumento de justiça. Ela deveria levar o homem a buscar a justiça de Deus. Quando isso não ocorre, o homem tenta fazer justiça própria, dando vazão à sua ira e assim acaba pecando!
Jesus falou sobre isso quando disse: “Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raça, será réu diante do Sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno”- (Mt 5.22).
Quando alguém tem que usar gritos para se fazer ouvir, já perdeu o direito de falar! Jesus disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.
“Não saia de tua boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que edifique.”
Corre-se o perigo de ficar racionalizando o pecado! Ao querer achar um motivo justo, podemos estar caindo na armadilha do diabo. Precisamos agir radicalmente contra isso. Não nos permitir irar-se em hipótese alguma. Não podemos admitir que um discípulo de Jesus não consiga se auto-controlar. É exatamente para isso que recebemos o Espírito Santo. Um dos frutos do Espírito é: Domínio próprio!Jesus transformou um Moisés assassino o homem mais manso, mais do que todos os homens”. Não fará isso por nós? O caminho é sempre o mesmo: Cruz!Paulo disse: “Estou crucificado com Cristo e não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”. Vive? Se Cristo vive em nós é óbvio que se manifestará a mansidão e a humildade!Também escreveu: “Rogo-vos, como prisioneiro do Senhor, que andeis de modo digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, suportando-vos uns aos outros em amor” – Ef 4.1-2.
AMARGURA-
A “Z DE AMARGURA” ela é formada através de ofensas, agressões, injustiça, sofrimentos, prejuízos, perdas, decepções, qualquer tipo de mal ou experiências negativas que uma pessoa tenha sido vitima ao longo da vida ou determinadas situações. O inferno trabalha com esse instrumento o tempo todo. E quando pessoas evangélicas são usadas, o efeito é ainda maior.
As formas através das quais à raiz de amargura se manifesta são: ressentimento, magoas, ira, ódio, contenda, inimizade, tristeza, frustração, incredulidade, murmuração, maledicência, sentimento e impulso de vingança e etc. A raiz de amargura abre as portas para todas as obras da carne e para vários demônios. GL 5:19-21.
OBS. Muita gente se converte, mas não se livra da raiz de amargura, começam a vida cristã com entusiasmo e alegria, mas depois de um algum tempo esfriam-se ou abandona o evangelho e deixam de freqüentar a igreja.
A maior parte das enfermidades, doenças e sofrimento físicos, emocionais e derrotas, são causadas pela a raiz de amargura, pelos ressentimentos e ódios enraizados.
A raiz de amargura é a grande causa de infidelidade conjugal e destruição de muitos casamentos, famílias, suicídios e até homicídios.
A cura e libertação fazem parte da obra de Cristo na cruz (veja At. 2.21 Rom. 10.9,10: João 10.9,10 e 8.36).
O que gera e produz a “raiz de amargura” não são necessariamente os males, ou prejuízos, ou ofensas, ou agressões, que uma pessoa ou situação possam nos causar, MAS A FALTA DE PERDÃO. Repetindo: a falta de perdão é a causa da “raiz de amargura”. Não importam os males que nos tenham causado.
Muitas pessoas passam a vida toda sofrendo ofensas e agressões — algumas começam no útero, seguem no nascimento, na primeira infância, na segunda infância. Estamos o tempo todo expostos a isso. E a “raiz de amargura” vai para o subconsciente e inconsciente da pessoa.
MURMURAÇAO
Murmurar é: produzir murmúrio; sussurrar; falar mal de alguém ou de alguma coisa; difamar, desacreditar; queixar-se em voz baixa; lamentar-se; conversar às escondidas de alguém; resmungar; produzir som leve ou frouxo; soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Resumindo, murmurar é RECLAMAR.
Quem nunca murmurou? Isto faz parte do ser humano pecador. O povo de Israel depois de sair da escravidão de Faraó no Egito e ver as maravilhas de Deus operando em seu favor, ainda assim murmurou contra Deus, quando o Senhor indignou-se diante da atitude deste povo: “Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim” Nm 14;26.
Quando murmuramos estamos reclamando de Deus, que Ele não fez as certas, que Ele não faz o melhor, que nem sempre Ele está certo, que somente o que nós fazemos é o correto.
QUERO SER COMO MARIA
Introdução:
Estudamos sobre Lázaro e sua Irmã Marta na semana passada, mas uma personagem que não poderia deixar passar em branco, seria Maria ( esta Maria aqui não é a mãe de Jesus, e sim irmã de Marta e lazaro). Esta mulher é um grande exemplo de devoção, adoração e reverência ao no Senhor Jesus cristo.
Vejamos:
1. Maria nos ensina a priorizar o nosso tempo para Jesus.
( Lucas 10: 38-42)
a) No texto acima nós vemos duas realidades: Marta preocupada com a arrumação da casa, e Maria preocupada em dar atenção aos ensinamentos de Jesus.
b) Muitas pessoas tem se queixado do motivo de não freqüentar a igreja, ou a célula, por questão de não ter tempo. Devido uma serie de afazeres (ex: trabalho, estudos, tempo para família, dedicação a casa, lazer, etc.)
c) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
d) Você tem dado prioridade para Jesus em sua vida? Jesus tem sido o numero 1 na sua vida?
2. Maria nos ensina obedecer ao chamado de Jesus.
(João 11:28-31)
a) Quando sua irmã Marta disse que Jesus a chamava, ela foi mais do que depressa. Aqui neste texto acima eu entendo, que Maria estava disposta a atender quaisquer dos chamados do Mestre Jesus.
b) Jesus te chama para pregar o evangelho aos seus amigos, parentes, familiares, nas nações. Qual tem sido a sua resposta? Você tem correspondido com o chamado de Jesus?Jesus te convoca para abrir uma célula e ganhar almas. Qual tem sido a sua resposta?
c) Jesus chama todos os pecadores, mas poucos correspondem ao chamado.
d) Você tem obedecido e correspondido ao chamado de Jesus? Ou como Marta, você tem deixado que as preocupações do dia-a-dia atrapalhem de você cumprir com o chamado de Jesus?
e) “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaias 6:8
3. Maria nos ensina como devemos entregar uma oferta agradável a Jesus.
(João 12:1-6)
a) Entregar o melhor a Jesus. O nardo é um óleo aromático extraído de uma planta da Índia, o qual era de grande preço. Como tem sido a sua oferta a Deus?
b) Não adianta apenas dizer que amamos Jesus, é preciso demontrar o amor, com atitudes extravagantes. Aquele frasco de aproximadamente 350 ml, custavam 300 denários (João 12:5),ou seja, 1 denário tinha o valor de um dia de trabalho de um empregado. Nos dias atuais, seria então assim a soma: 1 dia de trabalho de empregado que ganha um salário mínimo é de R$ 17,88. Se multiplicarmos por 300 vezes saberemos que o valor daquele perfume nos dias de hoje seria de R$ 5.534,00.
c) Maria deu o de mais caro que ela tinha. Deu algo a Jesus, que lhe era mais valioso. Como tem sido sua oferta a Deus? Você escolhe as melhores cédulas para colocar em seu cartão de dizimo? Você dizima do resto que sobra do seu salário? Precisamos tirar as primícias para o nosso Deus.
4. Maria no ensina a honrar Jesus.
a) No versículo 3, na parte “b” ela enxuga os pés de Jesus com o seu cabelo. O cabelo da mulher é sua honra ( 1 cor 22:15), ao passar o cabelo nos pés de Jesus ela declarou toma a minha honra.
b) Você tem dado honras a Jesus? A sua vida tem honrado o Senhor Jesus?
TIRE A PEDRA
João 11: 1-4, 20-26 e 38-44
Introdução:
Em vários momentos de nossa caminhada de fé cristã, nós impedimos de Jesus operar milagres em nossa vida, família e igreja. Como? Deixando que alguns obstáculos na frente do nosso Mestre Jesus, que O impede de operar o milagre que tanto pedimos que Ele opere em nossas vidas. É sobre isso que vamos tratar hoje. “Tirai a pedra!!!”
Jesus chega onde Lazaro estava sepultado e da um comando:
“-Tirem a pedra.”
Porque Jesus sendo poderoso, Ele não usa aqui neste texto, o seu poder para primeiramente remover a pedra da caverna que Lazaro estava sepultado? Porque Jesus não foi La na porta da caverna e tirou a pedra?
1. Para Jesus operar o milagre em nossa vida, primeiro nós devemos tirar a pedra que atrapalha Ele de agir.
2. Ele opera o milagre, mas a pedra nós que devemos tirar.
3. O que seria esta pedra?
a. Poderia ser a pedra do desespero. (Marta, irmã de lazaro, quando viu que Jesus chegara, a primeira coisa que ela fala desesperada é: “Se você estivesse aqui, Lazaro não teria morrido [VS 21] )
Quantas vezes nos desesperamos diante das dificuldades que nos assolam?
O desespero vem acompanhado de uma série de outros sentimentos: medo, síndrome do pânico, depressão, vontade de desistir, etc...
Jesus nos Diz: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim.” ( João 14:1)
b. Poderia ser a pedra da incredulidade.
Na visão de Marta, seria impossível de acontecer o milagre. Porque Lazaro estava morto à quatro dias, e o seu cadáver já estava em estado de decomposição. ( VS 39)
O que é incredulidade? Falta de crença; descrença, Repugnância em crer, Ateísmo.
Genesis 18:14 – “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?”
Disse Jesus a Marta: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” (VS 40).
c. Existem outras pedras que poderiam atrapalhar Jesus, de operar o milagre em sua vida:
· Desobediência
· Falta de esperança
· Desmotivação
· Abandono dos sonhos
Qual tem sido pedra que esta atrapalhando Jesus de operar um milagre em sua vida?
Conclusão: Jesus tem um milagre para realizar em nossa vida diariamente, mas a pedra nós é que devemos remove-la.Talvez seu coração esta como uma pedra e isto impede Jesus de fazer um milagre em sua vida.Ouça nesta noite Jesus te dizer: Tire a pedra, o resto deixa comigo.
SER OU TER ?
1 Samuel 16: 6 e 7
Introdução: (fazer a dinâmica antes da ministração da palavra)
Vivemos tempos de valores invertidos. Dos quais o mais importante esta não naquilo que você possa ser, mas sim naquilo que você tem. Não importa o que você fez para alcançar seus interesses, o que importa é que você alcançou. E esta medida esta inserida na sociedade que vivemos. Está na política, nas empresas, nas famílias, nos relacionamento, e pasmem está também nas igrejas. Vivemos tempos em que os seres humanos são rotulados pelo o que ele tem, não pelo o que ele é.
Na bíblia encontramos o sacerdote Samuel, rotulando os irmãos de Davi, pela a beleza, altura, força e etc. Deus havia mandado o sacerdote ir à casa de Jessé e ungir um Rei, mas ele logo procurou um que agradasse os seus olhos. Mas Deus retrucou a sua decisão que lhe disse, que o que Ele se importava, na verdade não era com a aparência, mas com o coração.
Você também rotula as pessoas?
Vejamos os Rótulos
1. Você é pelo o que você veste
a) Sim o ser humano só é valorizado se ele estiver usando roupas de grifes famosas. (tênis Nike, óculos Ray Ban, perfume Frances, roupas de grifes italianas, sapatos de couro alemão, casacos de pele, sapatos da grife de Alexandre Pires, etc...)
b) A sua aparência dita à regra de quem você é. Isto esta errado.
c) Nós às vezes rotulamos as pessoas só porque as vemos de sandálias Havaianas, mas muitas das vezes não paramos para ouvir e tentar conhecer quem na verdade ela é.
2. Você é pelo o que você possui
a) As pessoas só se aproximam para terem contato de que tem: carro, “dinheiro”, bom emprego, status na sociedade, etc.
b) É aquela historia da moça que procura um rapaz de “caráter” para ela namorar: cara-ter carro, cara-ter apartamento, cara-ter dinhero, sem se importar se o rapaz tem uma boa índole.
c) Onde a pessoa mora é mais importante, do que ser uma pessoa bondosa, educada, amorosa, honesta, cheia do Espírito de Deus...
3. Você é pelo o seu grau de escolaridade
a) Queridos isto é um absurdo, rotularmos as pessoas de burras, ou outra coisa só porque ela não teve um diploma nas mãos. É claro que devemos estudar, e sermos sim uma pessoa de grande conhecimento, mas um diploma não pode nos elevar acima das outras pessoas.
4. Deus não olha como o homem, por fora, Deus sonda os corações (salmo 139:1-5), e vê a intenção de cada coração.
a) Deus escolheu Davi para ser rei não pelo o seu tamanho, nem a sua força, nem a sua altura, mas pela boa índole de Davi, pelo o seu bom caráter, por ser um homem cheio do Espírito de Deus.
b) Deus escolhe não por aquilo que você tem, por aquilo que você é.
c) E você? Como tem escolhido os seus amigos, pelo o que eles têm ou pelo o que eles são? Cuidado ao fazer acepção de pessoas. Cuidado ao rotular as pessoas pela a aparência.
d) Devemos pedir a Deus, para termos olhos como os d’Ele, para olharmos para as pessoas com amor, misericórdia, e bondade.
Conclusão:
Deus olha em seu coração, e nesta hora ele vai colocar em você um rotulo, qual rotulo você acha que Deus deveria de colocar em você?
Um rotulo de uma pessoa honesta, de Carter bom, santa, bondosa?...
LÁZARO
Tinha duas irmãs, Marta e Maria. Sua casa era um dos lugares preferido por Jesus. Que, mesmo assim, esperou três dias antes de visitá-lo após sua morte. Muitos se escandalizaram. E vem então o milagre da ressurreição. E a condenação de Jesus à morte.
Seu nome, Lázaro de Betânia, está ligado a um outro, João: João é o único dos quatro evangelistas que faz referência à sua ressurreição, realizada pelo Senhor.Lázaro e João, os prediletos por excelência: duas das pessoas mais amadas por Jesus em sua vida terrena. Tanto que o primeiro foi subtraído à morte quatro dias depois do sepultamento.Que Lázaro era amigo do Senhor, todos sabiam: ele é o único em relação ao qual o relato evangélico traz a expressão " nosso amigo Lázaro". Entretanto, não fazia parte do restrito círculo dos discípulos, nem seguia a Jesus em suas peregrinações.Tinha duas irmãs, Marta e Maria. Uma casa em Betânia, uma aldeia incrustada nas encostas orientais do monte das Oliveiras, no limite do deserto de Judá. Com seus quinze estádios (cerca de três quilômetros) de distância de Jerusalém, representava a última paragem para quem vinha de Jericó, subindo para a cidade.Como se sabe, o Senhor não tinha casa: a morada de Lázaro representava seu refúgio quando se encontrava por aqueles lados, entre a Galiléia e a Judéia. Marta, o "motor" da casa, procurava servi-lo. Maria, a outra irmã de Lázaro, quando Jesus chegava largava tudo para se agachar ao lado dele e não perdia uma vírgula do que dizia.
"Nosso amigo Lázaro dorme"O comportamento do Senhor pegou a todos de surpresa. Esperava-se que aquela grande amizade, aquele grande amor pelos três irmãos compelisse Jesus a ir correndo para a casa de Betânia. Mas isso não aconteceu. Quando o Senhor "soube que este se achava doente, permaneceu ainda dois dias no lugar em que se encontrava; só depois, disse aos discípulos: ‘Vamos outra vez até a Judéia!’".Não dá para entender até o fundo o amor por Lázaro sem lembrar a que ponto Ele se arriscava aproximando-se de Jerusalém. Jesus então disse: "Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo". Palavras que confirmaram os discípulos no erro, considerando o fato de que Jesus, ante a notícia da doença do amigo, a havia definido como não mortal. E sobretudo porque ficou onde estava por mais dois dias, em vez de correr à cabeceira do amigo. Os discípulos então responderam: "Senhor, se ele está dormindo, vai se salvar "."Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"Aqui, não se deve fazer outra coisa a não ser percorrer a narração de João, de tanto que é comovente e precisa nos detalhes: "Ao chegar, Jesus encontrou Lázaro já sepultado havia quatro dias. Betânia ficava perto de Jerusalém, a uns quinze estádios. "Lázaro, vem para fora!"Marta foi primeiro ao encontro de Jesus, depois Maria também foi, seguida pelas visitas. Depois de trocar poucas palavras com as irmãs e ver todas aquelas pessoas desoladas e chorando, "Jesus comoveu-se e ficou conturbado", como um homem vivo e verdadeiro, capaz de experimentar os mesmos sentimentos que todos os outros homens. "E perguntou: ‘Onde o colocastes?’. Responderam-lhe: ‘Senhor, vem e vê!’. Jesus chorou. Diziam, então, os judeus: ‘Vede como ele o amava!’. Alguns deles disseram: ‘Esse, que abriu os olhos do cego, não poderia ter feito com que ele não morresse?’. Comoveu-se de novo Jesus e dirigiu-se ao sepulcro. Era uma gruta, com uma pedra sobreposta. Disse Jesus: ‘Retirai a pedra!’. Marta, a irmã do morto, disse-lhe: ‘Senhor, já cheira mal: é o quarto dia!’. Disse-lhe Jesus: ‘Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?’. Retiraram, então, a pedra. Jesus ergueu os olhos para o alto e disse: ‘Pai, dou-te graças porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas digo isso por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que me enviaste’. Tendo dito isso, gritou em alta voz: ‘Lázaro, vem para fora!’. O morto saiu, com os pés e mãos enfaixados e com o rosto recoberto com um sudário. Jesus lhes disse: ‘Desatai-o e deixai-o ir embora’".
Quando Deus quer fazer um milagre maiorErramos em pensar que Deus vai agir nas nossas vidas, exatamente como agiu na vida de outras pessoas, ou que Deus vai agir no tempo que achamos que é o certo ou que é o limite.
As vezes nos perguntamos porque as coisas não acontecem em nossas vidas, ou porque Deus age de tal forma na vida de nosso irmão e não faz o mesmo conosco. As vezes as coisas parecem que não tem mais solução, parece que o tempo acabou e não há mais nada a se fazer.
E então dizemos que se Deus tivesse agido antes as coisas não teriam chegado ao ponto que chegaram, ou seja, aparentemente sem solução.
Erramos em pensar que Deus vai agir nas nossas vidas, exatamente como agiu na vida de outras pessoas, ou que Deus vai agir no tempo que achamos que é o certo ou que é o limite.
Lemos na palavra de Deus um história que nos leva a pensar em como Deus quer agir em nossas vidas.
João 111 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Lázaro estava doente e logo mandaram avisar Jesus, pois sabiam que Ele o podia curar , como já havia feito com outras pessoas.
Mas os planos de Jesus eram diferentes dos planos daquelas pessoas.
5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.
Ao invés de correr para curar Lázaro, ele ainda ficou dois dias onde estava. Mas Porque? Será que Ele não queria curar Lázaro?
Voltando ao versículo quatro, vemos uma declaração de Jesus que explica o porque de sua demora..
4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Porém, quando Jesus chega a Betânia, Lázaro já havia morrido.
17 Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura.
Será que Jesus se atrasou?
Foi exatamente isso que Marta e Maria pensaram. E é exatamente isso que pensamos, quando nossos problemas chegam a um ponto que parece não ter mais jeito, pensamos logo, que Deus não agiu e que agora não tem mais jeito.
20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesses antes aqui meu irmão não teria morrido.
Não acreditamos no que diz a palavra de Deus:
Efésios 3:20Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Marta sabia que Jesus era poderoso, mas não acreditava que Ele usaria seu poder naquela situação.
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
Muitas vezes, nós estamos como Marta, sabemos que Deus tem poder para fazer o impossível, mas não acreditamos que vá fazer isso por nós.
Marta não entendeu que Jesus queria fazer na vida de Lázaro, mais do que já havia feito na vida de outras pessoas. Para que Jesus fizesse um milagre sobrenatural, Lázaro teve que morrer.
Se Jesus tivesse chegado antes da morte de Lázaro, aquele seria um milagre como os outros, seria simplesmente mais uma cura.
Mas Jesus queria fazer algo maior, queria um milagre sobrenatural. Jesus queria que fosse comentado em toda região a grandiosidade do poder de Deus manifesto na vida de Lázaro.
Mas para isso, Lázaro teve que morrer.
Talvez a situação que você tem passado, parece que não tem mais solução, parece que já não há mas tempo para que nada seja feito, aparentemente, tudo está perdido.
Mas enquanto você vê a morte, Deus vê a oportunidade, de demostrar a grandiosidade do poder dEle na sua vida.
Muitas vezes estamos buscando um milagre de Deus, que acreditamos ser algo sobrenatural, mas na verdade o que Deus quer fazer nas nossas vidas, é muito maior do que esperamos.
Lembre-se, foi preciso que Lázaro morresse para que Deus fizesse um milagre sobrenatural e diferente na vida dele, de forma que todos que o conheciam puderam ver o poder de Deus.
Não pense que tudo está acabado, Jesus está chegando, ele virá na hora certa com seu milagre sobrenatural.
Quando estava proximo a fazer aquele milagre, uma coisa Jesus não fez, uma coisa ele ordenou que alguém fizesse.
Qual? Êle disse> "TIRAI A PEDRA".
Se não fosse removida aquela pedra, o milagre não teria acontecido. Se alguém não usasse da sua força e tirasse a enorme pedra que estava entre Lázaro e Jesus, nada teria sido feito.
Agora o Senhor Jesus quer fazer um grande milagre na tua vida. Quer atender um pedido que contínuamente você tem feito. O Senhor Jesus quer curar esta enfermidade que está lhe consumindo e te dar a vitória que você tanto deseja, mas entre Êle e você existe uma enorme pedra. Um impecílio.
Que pedra seria esta? Seria a incredulidade?
Alí não bastou somente a Marta, Maria e os discípulos que creram, mas foi necessário que alguém tirasse a pedra e desatasse as ataduras e o lenço que envolvia seu rosto.
Hoje, nós cremos porque somos salvos, libertos e servos fiéis do Senhor e acreditamos na glória de Deus.
Se você não tirar a pedra e tomar uma atitude agora. Não verás o poder de Deus manifestar em sua vida.
Você poderá me perguntar. Mas, irmã, que tipo de pedra é esta?
Eu não posso dizer porque não sou onisciente como Jesus Cristo, mas sei que existem muitas pedras que impedem as pessoas de obterem um milagre de Deus.
Para mim a pior pedra é a falta de fé.
Temos que crer de todo o nosso coração e confessarmos com nossa bôca que: "Em nome de Jesus estou curada e liberta de tudo que me faz ficar enferma".
ARRANCANDO AS RAÍZES DA INIQUIDADES
Mt 7:15-20
O Filho de Deus, como aqui neste texto, diversas vezes é comparado com uma arvore na Palavra de Deus:
· Jeremias 17:7 e 8 – Salmo 1:3 e 92:12
A arvore é composta de Folhas, galhos, tronco, frutos, mas o mais importante para a arvore são as raízes. Se as raízes estiverem fracas ou em solo improdutivo ou sendo raízes ruins,comprometerá todo o resto de estrutura.A Raiz ninguém ver, somente a arvore que sente estes danos.
Necessidades básicas de uma arvore:
1. Água - Espírito santo
2. Sol – Jesus
3. Adubo – Bíblia
4. Poda - Santidade
A Palavra afirma que pelos frutos somos conhecidos, se damos frutos bons ou maus. A raiz determina se a árvore é boa ou ruim. (Mostrar uma pequena arvore se fruto).Comparar as nossas vidas com uma arvore.
Te pergunto: As suas raízes são profundas ou há raízes de enfermidades?
Rm 13:13
O QUE É INIQUIDADE?
Pecado que consiste em não reconhecer o direito igualmente de cada um, ser perverso, forte tendência a pecar em pensamento, em sentimento, ou seja, pecados praticados por uma alma ferida.
Por isto, devemos nos apegar à Palavra de Deus, para que nos seja acrescentada fé, tendo assim convicção que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, luz para os nossos caminhos. Devemos ter convicção de que a Palavra de Deus são sementes boas para nossas vidas, e se nós não formos somente admiradores dela, daremos bons frutos.
Existem 4 tipos de sementes. Mc 4:14-20.
1. A semente jogada a beira de um caminho.
2. A semente plantada em meio às pedras.
3. A semente plantada rodeada de espinhos.
4. A semente plantada em boa terra.
Em que tipo de terra você foi plantado? Sl 51:5
O nosso espírito vivifica quando aceitamos a Jesus, mas a nossa alma precisa ser liberta e curada, Jo 15:2.
Referências bíblicas p/ reflexão:
Os 7:1; Tt 5:2; Rm 4:7; Rm 6:13; Is 59:2; Ex 20:5, 34:7; Is 65:7; Ez 18:2;
Jr 32:18.
RAIZES DE INIQUIDADES
1. REJEIÇÃO: Feridas na alma, portando todo ferido também fere. A pessoa ferida arma muros de proteção e é uma pessoa extremamente introvertida ou extremamente extrovertido. Ambos são muros de proteção. E de onde vêm estas feridas? Pode ter vindo dos pais, professores na infância, líderes religiosos...
· Ex: Davi foi um ótimo líder, mas um péssimo pai.
Todo rejeitado deve entender acerca do perdão. O perdão não é um sentimento, é uma atitude. Portanto, preciso decidir perdoara.
· Vi um relato de um pedófilo, que dizia que quando era adolescente, havia sido abusado sexualmente por tios homossexuais, tias que ninfomaníacas, ou seja, ele era produto de uma perversão sexual.
Então diga: “eu quero ser liberto desta raiz.”.
2. IRA: As pessoas orgulhosas dificilmente aceitam que pecaram. Seus nervos estão sempre à flor da pele.
3. AMARGURA: impede de ouvirmos a voz de Deus. ( Hebreus 12:15)
4. RELIGIOSIDADE: nos traz formalismos. Quebra os princípios de Deus. Traz costumes e técnicas dos homens, que inibe a ação sobrenatural do Espírito.
5. CULPA: existe a falsa e a verdadeira. A falsa é quando você já pediu perdão, mas ainda se sente culpado. E isto é opressão maligna. O arrependimento conduz para a salvação e a tristeza que vem do mundo conduz a morte.
6. MURMURACAO: nos prende no deserto e fecha as portas de conquistas, atraindo assim maldições para nossas vidas.
7. REBELDIA: nos leva ao inferno. Como Coré,leva-nos para o buraco.
8. MEDO: traz espírito de desistência e atrai a síndrome de Elias. Quando somos atacados por este medo, nós abandonamos os discípulos e vamos para o deserto, para a caverna. Elias se escondeu, dormiu, pediu a morte.
Quando também o discípulo peca, ele se afasta de você, ele some do seu caminho, pois o pecado atrai o medo.
Veja o zelo de Deus por Elias em 1 Re 19:15-16.
Essas raízes que estudamos, impedem o mover de Deus em nossas vidas, impedem de nós crescermos e de buscarmos a santidade de Deus.
Para alcançarmos o coração de Deus precisamos nos entregar a Deus sem reservas. Precisamos ser agradecidos, mas nunca conformados. Porque quando você se conforma, você está dizendo para Deus que está satisfeito. O adorador sempre quer mais de Deus.
9. Memória Doente:
Definição- memória é a capacidade de registrar, armazenar e manipular informações provenientes de interações entre o cérebro e o corpo ou todo o organismo e o mundo externo. É à base dos nossos sentimentos ou de qualquer atitude cotidiana, variando conforme os diferentes períodos da vida (gestação, infância, adolescência, senescência). Está intimamente relacionada com o aprendizado, uma vez que o aprendizado é a aquisição de conhecimentos e a memória é o resgate desses conhecimentos após certo tempo. Endel Tulving, um dos líderes da pesquisa sobre memória, definiu-a (memória) como “uma viagem mental no tempo”, ou seja, lembrar o que aconteceu no passado é o mesmo que reviver o passado no presente. Para Com Brooks, pesquisador da neurodinâmica, “ao invés de ter representações à memória é uma adaptação dinâmica de cérebro por reconstituir um ato na reposta acontecimentos no contexto diferente no ambiente”.
Textos: Lamentações 3:21 Filipenses 3:13 e 14
10. Coração enganoso: Jeremias 17:9
Pessoas que acreditam e tomam decisões embasadas em suas emoções, estão vulneráveis a queda. O líder não pode andar pelo o que ele ver nem pelo o que ele sente, mas sim instruídos na vontade de Deus, na palavra, e de fé em fé.
Textos: Provérbios 15:13 Lucas 6:45
QUANDO ESTAS RAÍZES SE INSTALAM?
- Fecundação: através dos nossos antepassados, dos colonizadores.
Principais massacres no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo e Espírito Santo instalou-se a violência e a idolatria.
- Abuso na infância em homens e mulheres gera o homossexualismo e violência
- Raízes de mágoa e rejeição na infância
- Abusos de autoridades (pais, patrões, autoridades sejam quaisquer que forem elas).
-REJEIÇÕES, FRUSTRACOES, Dores, desilusões.
“VOCÊ QUER SER TRATADO PELO SENHOR”?
VOCÊ QUER ESTE TRATAMENTO DO SENHOR?
VOCÊ REALMENTE QUER SER LIBERTO DE SEUS TRAUMAS E INIQUIDADES?”“
Seja um adorador e Ele se revelará a você. Esqueça os formalismos, as regras, os títulos e se entregue a Ele. Seje somente um adorador. Atraia a glória de Deus para você. Seja um apaixonado por Deus sem reservas, se entregue a Ele. È isso que Ele quer ver em nós: fome e sede Dele.
Tenha sempre um gesto de adoração. Qual tem sido a sua atitude diante de Deus? Deus quer a sua humilhação, um coração quebrantado.
Sl 34:18: “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado...”.
Enquanto você não toma uma atitude de alma de querer Deus, Deus não vai se manifestar em você. Deus não se revela para qualquer um. Ele se revela para quem tem sede Dele.
Fim: Jó 14:7-9
A COMUNICAÇÃO FAZ A DIFERENÇA
A Comunicação Faz a Diferença
Juízes 12: 4-6
Introdução:
Já que iremos falar sobre a comunicação, aqui neste texto encontramos este erro que fez muitas pessoas perderem a cabeça, literalmente. Existiu uma guerra entre a Tribo de Jafté e a Tribo de Efraim, duas tribos irmãs, herdeiros de uma mesma promessa. Quando os Eframitas perderam a batalha para a Tribo de jafté e Gileade que se juntaram, eles se espalharam pelo o meio do povo das outras duas tribos (Jafté e Gileade). Como que os Gileaditas iriam exterminar o Eframitas de sua terra se eles eram parecidos com eles?
1. “Quem não sabe se comunicar perde a cabeça.”
a) O plano do Gileaditas para retirarem os eframitas do meio deles foi: mandar todos os homens que passassem pelo o Rio Jordão deveria falar a palavra: “-CHIBOLETE”. Mas o eframitas não conseguia falar esta palavra, e pronunciavam: “-SIBOLETE”. Então eram enforcados todos que pronunciavam a palavra errado.
b) Quantos lares estão se destruindo, por falta de comunicação? Por não saberem pronunciar palavras simples como: Eu te amo me perdoe, ta perdoado, vamos recomeçar...
c) Quantos têm perdido a sua cabeça, e se metido em confusões, apenas por não saber dialogar?
2. Se você não exercer a comunicação em seu lar, você terá sérios problemas de relacionamento.
a) Procure saber o que o seu cônjuge pensa ou sonha. Comente um com o outro os objetivos da família. Comente como o foi o dia-a-dia de cada, e cada um, ouça o que o outro quer dizer. Isto é à base de uma família sólida.
b) Filhos procurem serem amigos de seus pais. Mesmo que você pense que eles não irão te entender, sente e abra o coração, porque os seus pais sempre vão querer seu bem.
3. A comunicação com Deus também é um fator que muitas famílias têm deixado a desejar.
a) Procurem a fazer um culto domestico semanalmente em sua casa, assim você e sua família estarão em comunicação com o Criador da família, Deus.
b) Faça orações diárias porque o homem que não ora, é um homem que vive em fracasso.
c) Converse com Deus. Comunique-se com Ele.
conclusão:
Comunicação é uma via de mão dupla. Existe o transmissor e o receptor. Ajuntes este fator em sua família que você desfrutará da benção do Senhor.
estudos biblicos para células
Texto Bíblico:
Dn 12.4 “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”
Sl 101.2-4 “Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração reto. Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.”
Dt 7.26 “Não colocarás coisas abomináveis em sua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominará, porque anátema é.”
Objetivos:
Conduzir os cristãos a:
1) Analisar de forma crítica o conteúdo da mídia
2) Utilizar a mídia para a pregação do evangelho
3) Saber discernir entre o que é bom e ruim na mídia
Introdução:
O século XX trouxe ao mundo mais invenções e projetos tecnológicos do que qualquer outra época da História. A tecnologia atingiu um ponto tão alto na evolução material, que a ciência vem sendo endeusada em todo mundo. E a igreja? Pode usufruí-la?
Claro que sim!
Entretanto, mesmo desfrutando de diversos recursos tecnológicos, a igreja jamais deve abandonar a unção e a dependência de Deus.
I – A Mídia Visual e seus Programas Perniciosos.
Consideramos Mídia Visual o cinema, televisão, vídeo, internet, vídeos games e outras formas interativas visuais. O perigo da mídia visual está no seu conteúdo, pois o mesmo:
Estimula a violência - em sua programação são vistas mortes cruéis, lutas, acidentes, roubos, cenas de uso de armas, seqüestros, trapaças, chantagens, outros.
Estimula o pecado – é comum cenas de insinuação sexual, estímulo à prostituição, adultério, formicação e homossexualismo.
Modifica a visão da realidade – principalmente nas novelas, as famílias felizes aparecem como algo ultrapassado. Casais, famílias, lares abençoados jamais aparecem. O materialismo é apresentado como algo muito nobre e elevado. Tornaram-se uma escola de crimes, imoralidades, desrespeitos, rebelião e vício.
As Escrituras adverte: Dt 7.26 “Não colocarás coisas abomináveis em sua casa(...)
Os pais e responsáveis devem controlar a programação que toda a família assiste. Do contrário, será controlado pela mídia que em muito vicia. Temos que nos posicionar como o salmista: Sl 101.3 “Não porei coisa má diante dos meus olhos...”
O mau uso da TV pode ocasionar vários problemas à igreja e à família como estimular a violência, o pecado e modificar os padrões de certo e errado.
Diante disto a família deve observar o seguinte:
A necessidade do culto doméstico diário (Dt 11.18-21)
A dedicação aos filhos (Sl 127.3)
II – A Internet e suas Ameaças à Família Cristã
A vida moderna está vinculada informação e à imagem. A cultura secular tornou-se mais visual do que dialógica, e a internet é uma das grandes representantes dessa nova cultura que une comunicação, tecnologia e representação gráfica. Em certo sentido trata-se do cumprimento da profecia de Daniel 12.4. Mas ao passo do uso da tecnologia da informação, encontra-se do perigo de encontrar a facilidade para toda e qualquer área indevida tais como a pornografia, a traição virtual, a prostituição, o roubo, a fraude, a violência contida em jogos interativos, o esfriamento do amor fraternal pela troca de MSN e salas de bate-papo, etc. Crianças, adolescentes e jovens são induzidos à prostituição e ao relacionamento sexual promiscuo sem que os pais o percebam. Além disso, muitos casamentos estão sendo destruídos pelo uso pecaminoso e pornográfico da internet. Esposas e esposos se dedicam a horas a fio em salas de bate papo, MSN e Orkut e se esquecem de seus filhos.
A internet, bem como outros meios, encerra em si uma grande contradição, porquanto pode ser usada como instrumento para a propagação do evangelho bem como se tronar uma enorme ameaça à família.
Portanto, é um grande desafio para a família saber usar e controlar os meios de comunicação, a partir do lar, nesses tempos difíceis e trabalhosos.
III – Vencendo o mau uso da Tecnologia
a) Examinando tudo e retendo o bem – (I Ts 5.21; I Co 6.12; 10.12) O cristão deve discernir somente o que é santo, agradável, justo e útil
b) Valorizando o que é correto – (I Co 2.15) Nem todo o conteúdo é pecaminoso. Já existem programações na TV que são evangélicas. Na internet há muitos estudos bíblicos que podemos ler e assistir. Todavia precisamos examinar todas as coisas com muito cuidado e discernimento.
c) Avaliando aquilo que deve ocupar nossa mente – (Fp 4.8)
d) O culto doméstico – é um poderoso recuso espiritual para unir a família em torno do Senhor, através da adoração.
Conclusão
A tecnologia não é um fim, mas um meio a serviço do homem. Cabe aos cristãos discernir entre o bem e o mau. Tudo o que é útil e proveitoso, o diabo tenta destruir inclusive vidas. Porém com o poder de Deus, podemos vencer os desafios do mau (Fp 4.13)
Hebreus 13.7-17 Tema Específico: O coração do crente.
Afirmação Teológica: Uma das maiores verdades deste texto bíblico é a seguinte:
O CRISTÃO VERDADEIRO TEM UM CORAÇÃO DE OURO.
- Seu coração tem qualidades especiais. Seu coração é...
1. UM CORAÇÃO FIRMADO NA PALAVRA DE DEUS – vs 7-9.Seu coração não fica oscilando de um lado para outro.e Ele se lembra do exemplo e imita a fé dos primeiros cristãos – vs 7.e Ele crê que Jesus Cristo é o mesmo (e, é claro, sua doutrina também não muda).è Ele não se deixa envolver com doutrinas várias e estranhas.e Ele sabe que o que vale é o coração estar confirmado com graça (e não com alimentos).
2. UM CORAÇÃO PREOCUPADO COM O CÉU – vs 14.Seu coração sabe que aqui não há cidade permanente para os crentes.e Ele marcha em direção à cidade que há de vir.
3. UM CORAÇÃO QUE FAZ SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS – vs 15-16. Seu coração quer agradar a Deus...è Com sacrifícios de louvor (que é o fruto de lábios que confessam o seu nome).e Com sacrifícios de boas obras.e Com sacrifícios de mútua cooperação.
4. UM CORAÇÃO QUE RESPEITA SEUS PASTORES – vs 17. Seu coração é respeitoso.è Ele obediênte a seus pastores.e Ele é submisso aos seus pastores.
CONCLUSÃO : Por ter um coração firmado na Palavra de Deus, que está preocupado com o céu, faz sacrifícios que agradam a Deus e respeita seus pastores, podemos dizer que verdadeiramente o cristão tem um coração de ouro.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
segunda-feira, 11 de maio de 2009
***você me ama?***
Um dia, levantei-me de manhã cedo para assistir o nascer do sol.A beleza da criação divina estava além de qualquer descrição.
Enquanto eu assistia, louvei a Deus pelo Seu belo trabalho.
Sentado lá, senti a presença de Deus comigo.
Ele me perguntou, "Você me ama?
" Eu respondi, "É claro, Deus! Você é meu Senhor e Salvador!
"Então Ele perguntou, "Se você tivesse alguma dificuldade física, ainda assim Me amaria?
"Eu fiquei perplexo. Olhei para meus braços, pernas e para o resto do meu corpo e me perguntei quantas coisas eu não seria capaz de fazer, as coisas que eu dava por certas.
E eu respondi, "Seria difícil Senhor, mas eu ainda Te amaria.
" Então o Senhor disse, "Se você fosse cego , ainda amaria minha criação?
"Como eu poderia amar algo sem a possibilidade de vê-lo?
Então eu pensei em todas as pessoas cegas no mundo e quantos deles ainda amaram Deus e Sua criação.
Então respondi, "’É difícil pensar nisto, mas eu ainda Te amaria.
"O Senhor então perguntou-me, "Se você fosse surdo, ainda ouviria minha palavra?
"Como poderia ouvir algo sendo surdo?
Então eu entendi. Ouvir a palavra de Deus não é simplesmente usando os ouvidos, mas nossos corações.
Eu respondi, "Seria difícil, mas eu ainda ouviria a Tua palavra.
" O Senhor então perguntou, "Se você fosse mudo, ainda louvaria Meu nome?
"Como poderia louvar sem uma voz?
Então me ocorreu: Deus quer que cantemos de toda nossa alma e todo nosso coração.
Não importa como possa parecer.
E louvar a Deus não é sempre com uma canção, mas quando somos oprimidos, nós louvamos a Deus com nossas palavras de gratidão.
Então eu respondi, "Embora eu não pudesse fisicamente cantar, eu ainda louvaria teu nome.
"E O Senhor perguntou, "Você realmente Me ama? "Com coragem e forte convicção, eu respondi seguramente, "Sim, Senhor! Eu te amo Tu és o único e verdadeiro Deus!"
Eu pensei ter respondido bem, mas então Deus perguntou,
"ENTÃO POR QUE PECAS?
"Eu respondi, "Porque sou apenas um humano.
Não sou perfeito.
""ENTÃO PORQUE EM TEMPOS DE PAZ VOCÊ VAGUEIA AO LONGE? PORQUE SOMENTE EM TEMPOS DE PROBLEMAS VOCÊ ORA COM FERVOR?
"Sem respostas. Somente lágrimas.O Senhor continuou:
"Por que cantas somente nas confraternizações e nos retiros? Por que Me buscas somente nas horas de adoração?
Por que Me perguntas coisas tão egoístas?
Por que me fazes perguntas tão sem fé?
"As lágrimas continuavam a rolar em minha face.
"Por que você está com vergonha de mim?
Por que você não está espalhando as boas novas?
Por que em tempos de opressão, você chora a outros quando eu ofereço Meu ombro pra você chorar nele?
Por que cria desculpas quando lhe dou oportunidades de servir em Meu nome?
""Você é abençoado com vida. Eu não lhe fiz para que jogasse este presente fora. Eu lhe abençoei com talentos pra Me servir, mas você continua a se virar.
Eu revelei Minha palavra a você, mas você não progride em conhecimento. Eu falei com você, mas seus ouvidos estavam fechados.
Eu mostrei minhas bênçãos, mas seus olhos se voltavam pra outra direção. Eu lhe mandei servos, mas você se sentou ociosamente enquanto eles eram afastados.
Eu ouvi suas orações e respondi a todas elas.
"Eu tentei responder, mas não havia resposta a ser dada.
"VOCÊ VERDADEIRAMENTE ME AMA?"
Eu não pude responder.
Como eu poderia? Eu estava inacreditavelmente constrangido. Eu não tinha desculpa. O que eu poderia dizer?
Quando meu coração chorou e as lágrimas brotaram, eu disse, "Por favor, perdoe-me Senhor. Eu não sou digno de ser seu filho
"O Senhor respondeu, "Esta é Minha Graça, minha criança" Porque você é Minha criação.
Você é Minha criança.
Eu nunca te abandonarei.
Quando você chorar, Eu terei compaixão e chorarei com você.
Quando você estiver alegre, Eu vou rir com você.
Quando você estiver desanimado, Eu te encorajarei. Quando você cair, Eu vou te levantar. Quando você estiver cansado, Eu te carregarei.
Eu estarei com você até o final dos tempos, e te amarei pra sempre.
"Eu jamais chorara daquela maneira antes.
Como pude ter sido tão frio?
Como pude Te-lo entristecido como fiz?
Eu perguntei a Deus, "Quanto me amas?"Então, O Senhor esticou Seu braço e eu vi suas mãos com enormes buracos sangrentos. Logo, curvei-me aos pés de Jesus Cristo, meu Salvador, e pela primeira vez eu orei verdadeiramente...
DEUS AMA VOCÊ
2. Todos nós fazemos, dizemos ou pensamos coisas que são erradas. Isto é chamado de pecado, e nossos pecados nos separam de Deus.
3. Deus enviou Seu único Filho Jesus Cristo para morrer por nossos pecados.