Lázaro o da amizade de Cristo
Tinha duas irmãs, Marta e Maria. Sua casa era um dos lugares preferido por Jesus. Que, mesmo assim, esperou três dias antes de visitá-lo após sua morte. Muitos se escandalizaram. E vem então o milagre da ressurreição. E a condenação de Jesus à morte.
Seu nome, Lázaro de Betânia, está ligado a um outro, João: João é o único dos quatro evangelistas que faz referência à sua ressurreição, realizada pelo Senhor.Lázaro e João, os prediletos por excelência: duas das pessoas mais amadas por Jesus em sua vida terrena. Tanto que o primeiro foi subtraído à morte quatro dias depois do sepultamento.Que Lázaro era amigo do Senhor, todos sabiam: ele é o único em relação ao qual o relato evangélico traz a expressão " nosso amigo Lázaro". Entretanto, não fazia parte do restrito círculo dos discípulos, nem seguia a Jesus em suas peregrinações.Tinha duas irmãs, Marta e Maria. Uma casa em Betânia, uma aldeia incrustada nas encostas orientais do monte das Oliveiras, no limite do deserto de Judá. Com seus quinze estádios (cerca de três quilômetros) de distância de Jerusalém, representava a última paragem para quem vinha de Jericó, subindo para a cidade.Como se sabe, o Senhor não tinha casa: a morada de Lázaro representava seu refúgio quando se encontrava por aqueles lados, entre a Galiléia e a Judéia. Marta, o "motor" da casa, procurava servi-lo. Maria, a outra irmã de Lázaro, quando Jesus chegava largava tudo para se agachar ao lado dele e não perdia uma vírgula do que dizia.
"Nosso amigo Lázaro dorme"O comportamento do Senhor pegou a todos de surpresa. Esperava-se que aquela grande amizade, aquele grande amor pelos três irmãos compelisse Jesus a ir correndo para a casa de Betânia. Mas isso não aconteceu. Quando o Senhor "soube que este se achava doente, permaneceu ainda dois dias no lugar em que se encontrava; só depois, disse aos discípulos: ‘Vamos outra vez até a Judéia!’".Não dá para entender até o fundo o amor por Lázaro sem lembrar a que ponto Ele se arriscava aproximando-se de Jerusalém. Jesus então disse: "Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo". Palavras que confirmaram os discípulos no erro, considerando o fato de que Jesus, ante a notícia da doença do amigo, a havia definido como não mortal. E sobretudo porque ficou onde estava por mais dois dias, em vez de correr à cabeceira do amigo. Os discípulos então responderam: "Senhor, se ele está dormindo, vai se salvar "."Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"Aqui, não se deve fazer outra coisa a não ser percorrer a narração de João, de tanto que é comovente e precisa nos detalhes: "Ao chegar, Jesus encontrou Lázaro já sepultado havia quatro dias. Betânia ficava perto de Jerusalém, a uns quinze estádios. "Lázaro, vem para fora!"Marta foi primeiro ao encontro de Jesus, depois Maria também foi, seguida pelas visitas. Depois de trocar poucas palavras com as irmãs e ver todas aquelas pessoas desoladas e chorando, "Jesus comoveu-se e ficou conturbado", como um homem vivo e verdadeiro, capaz de experimentar os mesmos sentimentos que todos os outros homens. "E perguntou: ‘Onde o colocastes?’. Responderam-lhe: ‘Senhor, vem e vê!’. Jesus chorou. Diziam, então, os judeus: ‘Vede como ele o amava!’. Alguns deles disseram: ‘Esse, que abriu os olhos do cego, não poderia ter feito com que ele não morresse?’. Comoveu-se de novo Jesus e dirigiu-se ao sepulcro. Era uma gruta, com uma pedra sobreposta. Disse Jesus: ‘Retirai a pedra!’. Marta, a irmã do morto, disse-lhe: ‘Senhor, já cheira mal: é o quarto dia!’. Disse-lhe Jesus: ‘Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?’. Retiraram, então, a pedra. Jesus ergueu os olhos para o alto e disse: ‘Pai, dou-te graças porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas digo isso por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que me enviaste’. Tendo dito isso, gritou em alta voz: ‘Lázaro, vem para fora!’. O morto saiu, com os pés e mãos enfaixados e com o rosto recoberto com um sudário. Jesus lhes disse: ‘Desatai-o e deixai-o ir embora’".
Quando Deus quer fazer um milagre maiorErramos em pensar que Deus vai agir nas nossas vidas, exatamente como agiu na vida de outras pessoas, ou que Deus vai agir no tempo que achamos que é o certo ou que é o limite.
As vezes nos perguntamos porque as coisas não acontecem em nossas vidas, ou porque Deus age de tal forma na vida de nosso irmão e não faz o mesmo conosco. As vezes as coisas parecem que não tem mais solução, parece que o tempo acabou e não há mais nada a se fazer.
E então dizemos que se Deus tivesse agido antes as coisas não teriam chegado ao ponto que chegaram, ou seja, aparentemente sem solução.
Erramos em pensar que Deus vai agir nas nossas vidas, exatamente como agiu na vida de outras pessoas, ou que Deus vai agir no tempo que achamos que é o certo ou que é o limite.
Lemos na palavra de Deus um história que nos leva a pensar em como Deus quer agir em nossas vidas.
João 111 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Lázaro estava doente e logo mandaram avisar Jesus, pois sabiam que Ele o podia curar , como já havia feito com outras pessoas.
Mas os planos de Jesus eram diferentes dos planos daquelas pessoas.
5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.
Ao invés de correr para curar Lázaro, ele ainda ficou dois dias onde estava. Mas Porque? Será que Ele não queria curar Lázaro?
Voltando ao versículo quatro, vemos uma declaração de Jesus que explica o porque de sua demora..
4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Porém, quando Jesus chega a Betânia, Lázaro já havia morrido.
17 Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura.
Será que Jesus se atrasou?
Foi exatamente isso que Marta e Maria pensaram. E é exatamente isso que pensamos, quando nossos problemas chegam a um ponto que parece não ter mais jeito, pensamos logo, que Deus não agiu e que agora não tem mais jeito.
20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesses antes aqui meu irmão não teria morrido.
Não acreditamos no que diz a palavra de Deus:
Efésios 3:20Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Marta sabia que Jesus era poderoso, mas não acreditava que Ele usaria seu poder naquela situação.
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
Muitas vezes, nós estamos como Marta, sabemos que Deus tem poder para fazer o impossível, mas não acreditamos que vá fazer isso por nós.
Marta não entendeu que Jesus queria fazer na vida de Lázaro, mais do que já havia feito na vida de outras pessoas. Para que Jesus fizesse um milagre sobrenatural, Lázaro teve que morrer.
Se Jesus tivesse chegado antes da morte de Lázaro, aquele seria um milagre como os outros, seria simplesmente mais uma cura.
Mas Jesus queria fazer algo maior, queria um milagre sobrenatural. Jesus queria que fosse comentado em toda região a grandiosidade do poder de Deus manifesto na vida de Lázaro.
Mas para isso, Lázaro teve que morrer.
Talvez a situação que você tem passado, parece que não tem mais solução, parece que já não há mas tempo para que nada seja feito, aparentemente, tudo está perdido.
Mas enquanto você vê a morte, Deus vê a oportunidade, de demostrar a grandiosidade do poder dEle na sua vida.
Muitas vezes estamos buscando um milagre de Deus, que acreditamos ser algo sobrenatural, mas na verdade o que Deus quer fazer nas nossas vidas, é muito maior do que esperamos.
Lembre-se, foi preciso que Lázaro morresse para que Deus fizesse um milagre sobrenatural e diferente na vida dele, de forma que todos que o conheciam puderam ver o poder de Deus.
Não pense que tudo está acabado, Jesus está chegando, ele virá na hora certa com seu milagre sobrenatural.
Quando estava proximo a fazer aquele milagre, uma coisa Jesus não fez, uma coisa ele ordenou que alguém fizesse.
Qual? Êle disse> "TIRAI A PEDRA".
Se não fosse removida aquela pedra, o milagre não teria acontecido. Se alguém não usasse da sua força e tirasse a enorme pedra que estava entre Lázaro e Jesus, nada teria sido feito.
Agora o Senhor Jesus quer fazer um grande milagre na tua vida. Quer atender um pedido que contínuamente você tem feito. O Senhor Jesus quer curar esta enfermidade que está lhe consumindo e te dar a vitória que você tanto deseja, mas entre Êle e você existe uma enorme pedra. Um impecílio.
Que pedra seria esta? Seria a incredulidade?
Alí não bastou somente a Marta, Maria e os discípulos que creram, mas foi necessário que alguém tirasse a pedra e desatasse as ataduras e o lenço que envolvia seu rosto.
Hoje, nós cremos porque somos salvos, libertos e servos fiéis do Senhor e acreditamos na glória de Deus.
Se você não tirar a pedra e tomar uma atitude agora. Não verás o poder de Deus manifestar em sua vida.
Você poderá me perguntar. Mas, irmã, que tipo de pedra é esta?
Eu não posso dizer porque não sou onisciente como Jesus Cristo, mas sei que existem muitas pedras que impedem as pessoas de obterem um milagre de Deus.
Para mim a pior pedra é a falta de fé.
Temos que crer de todo o nosso coração e confessarmos com nossa bôca que: "Em nome de Jesus estou curada e liberta de tudo que me faz ficar enferma".
BLOG DA MEIRY LINK DO MEU ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Home
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTARIO E SEU EMAIL E SINTA-SE AVONTADE PARA FAZER SUAS PERGUNTAS.