BLOG DA MEIRY LINK DO MEU ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Home

segunda-feira, 8 de junho de 2009

MONTE DAS OLIVEIRAS




O Monte das Oliveiras (em hebraico: הר הזיתים, transl. Har HaZeitim; em árabe: جبل الزيتون, transl. Djebel az-Zeitun) é um monte situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel, pertencente a uma cadeia de colinas com três picos, dispostos de norte a sul,[1] dos quais o mais alto, at-Tur, se eleva a 818 metros.[2]

Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele.
ali JESUS transmitiu alguns dos seus ensinamentos

O Monte das Oliveiras faz parte da fronteira ocidental do Deserto da Judéia. Entre ele e a Cidade Antiga de Jerusalém está o vale do rio Cédron ou, como também é conhecido, vale de Josafá. O Monte das Oliveiras pertence à cadeira montanhosa que se inicia a leste de Jerusalém e prossegue por cerca de três quilômetros e meio, no qual se destacam três vértices: o Monte Scopus, que se eleva a 826 metros, o pico de at-Tur (818 metros), e o chamado 'Monte Destruidor', com 747 metros de altura.

As cadeias que formam os montes Scopus e das Oliveiras foram feitos de rochas sedimentares marítimas. Pertencem ao grupo geológico do monte Scopus, que possui formações de greda branca e sílex. A greda é um material relativamente fácil de ser escavado, porém não é apropriada como material para a construção de casas - o que é um dos motivos pelo qual nunca se construiu sobre a crista do Monte das Oliveiras, porém o local foi muito utilizado para a construção de cavernas funerárias.

Referências bíblica

O viajante que entra em Jerusalém vindo do oriente, deve atravessá-lo, e, portanto, é mencionada nas narrativas da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21.1 paralelo Mc 11.1; Lc 19.28).
A vista que se descortina diante dele, abrangendo de cima a área do templo, explica por que foi ali que Jesus lamentou a impenitência de Jerusalém (Lc 19.29-44), e ensinou a respeito da eminência da ruína do templo (Mt 24.1-3 paralelo Mc 13.1-4; Lc 21.5-7).
Em alguma localidade desta serra, Jesus e Seus discípulos passaram as noites da Sua última semana (Lc 21.37), provavelmente na estância conhecida como Getsemani (lagar de óleo ou prensa de azeite, sendo, segundo se presume, um olival) este era o lugar no monte das Oliveiras em que havia um jardim onde Jesus costumava orar {Mt 26.36}.
Foi o lugar para onde foram depois da Última Ceia (Mc 14.26,32) e também era o lugar de encontro regular deles (Jo 18.1,2). Getsemani foi o cenário de entrega final que Jesus fez de Si mesmo para Seu padecimento redentor; ali mesmo, foi preso.
Foi também no Monte das Oliveiras que Jesus ascendeu ao céu (Lc 24.50-51). Baseado em At 1.11 com Zc 14.4, têm a crença de que ali será o palco de Sua Volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEU EMAIL E SINTA-SE AVONTADE PARA FAZER SUAS PERGUNTAS.